Tecnologia - Vitrola traz LPs para a era do MP3


Na era do MP3, discos em vinil podem parecer artefatos ultrapassados. Mas, se você quiser juntar a nostalgia com a tecnologia, uma boa opção pode ser o LP-U200, da Teac.

O aparelho permite gravar LPs, CDs e programação de rádio em um cartão SD ou em um pendrive USB. Os arquivos são transformados em MP3. Depois, é só plugar o dispositivo móvel no computador e ouvir suas músicas no novo formato.

Nas tentativas realizadas pela Folha, no entanto, o processo se mostrou um pouco complicado. Não basta plugar o dispositivo portátil de armazenamento e clicar em Rec (abreviação para gravar, em inglês).

O processo exige uma seqüência de ações. Para gravar um vinil, por exemplo, selecione a função Phono.
Coloque o disco no local adequado –escolha, também, a rotação, que pode ser 33, 45 ou 78.

Selecione, então, a taxa de bits da gravação –96 Kbps, 128 Kbps ou 160 Kbps. Depois, aperte Program/Enter. Plugue o USB ou o cartão SD no aparelho. A mensagem “Reading” aparecerá por alguns segundos.

Pressione o botão Rec uma vez. Selecione, novamente, de onde será extraída a música. Pressione o Rec –agora, o botão não ficará piscando, mas manterá uma luz vermelha contínua.

Enfim as faixas começarão a ser transferidas para o dispositivo. Para terminar, basta apertar Stop. No computador, os arquivos são nomeados como Phono001, Turner001 e assim por diante.

O LP-U200 também permite que você ouça músicas armazenadas no pendrive ou no cartão SD diretamente no aparelho, bastando plugá-los.

Espécie de três-em-um dos anos 2000, o aparelho é uma boa opção para quem procura algo compacto, pois pesa cerca de dez quilos. As duas caixas embutidas são suficientes para um ouvinte não muito exigente, que não faz questão de equalizar graves e agudos, por exemplo.

O aparelho tem saídas que permitem conectá-lo a um DVD. Tem preço sugerido de R$ 2.080.

da Folha Online

Nenhum comentário: