Idriss Boudrioua


Biografia
Idriss nasceu no dia cinco de dezembro de 1958 em Massy Palaiseau, França. Iniciou seus estudos musicais aos onze anos no conservatório de Arpajon, com o professor Maurice Delabre, ex-integrante da orquestra da Guarda Republicana de Paris. Em 1981, atuou no disco do pianista Jean Pierre Mas, ao lado do baixista Cesário Alvim, do saxofonista Jean Louis Chautamps e do trompetista Cláudio Roditi. Ainda em Paris, participou de jam sessions com o trompetista Chet Baker, o saxofonista Bob Moover, a pianista Tânia Maria e outros músicos internacionais.

Já no Brasil - país sonhado desde criança -, tocou com vários instrumentistas brasileiros de nome internacional e, em 1986, apresentou-se no 2º Free Jazz Festival com seu quinteto. Em 1992, Idriss integrou o sexteto do trompetista francês, Jean Loup Longnon, fazendo várias apresentações na França. Na ocasião, encontrou os saxofonistas Steve Grossman e Jim Snidero, com quem teve o prazer de tocar.

Um dos saxofonistas mais requisitados no cenário brasileiro, Idriss tem acompanhado grandes nomes da mpb: Toninho Horta, Marcos Valle, João Donato, Fátima Guedes, Rosa Passos, Leny Andrade, Célia Vaz, Tito Madi, Johnny Alf, Joana, Silvio Cezar, Alexandre Pires, dentre outros -, em apresentações ao vivo ou em importantes registros fonográficos.

Seu cd em parceria com o guitarrista Alex Carvalho, "Central Park West", é considerado um dos melhores do gênero já lançados no Brasil. Idriss se apresentou em 2001 no Festival Internacional de Jazz de Berna (Suíça) com o clarinetista e saxofonista Paquito de Rivera, o trombonista Raul de Souza e o trompetista Cláudio Roditi. Em 2000, lançou "Joy Spring", que incluiu duas composições de sua autoria: "Mon ami Xande" e "Playing for Canuto", esta última dedicada ao também saxofonista Zé Canuto.

No início de 2004, Idriss integrou o quarteto de Michel Legrand em uma série de 12 apresentações no Mistura Fina, no Rio de Janeiro. Nessa mesma ocasião, gravou junto com Legrand um cd em homenagem ao pianista Luís Eça. Há 24 anos vem contribuindo para a formação de grandes saxofonistas.

Com quatro discos esgotados, lançou recentemente seu quinto trabalho, “Paris-Rio”, lançado pela gravadora Delira Música, onde presta homenagem aos encontros e aos amigos que pontuaram o seu percurso musical entre as duas cidades. Apresentando composições de sua autoria, neste cd o saxofonista é acompanhado por grandes músicos do cenário brasileiro e internacional.

Discografia
1986 Esperança - Visom
1987 Jamal - Visom
1996 Central Park West (c/ Alexandre Carvalho) - Independente
2000 Joy Spring - Independente
2004 Paris-Rio - Delira Música
2006-Base & Brass -

Nenhum comentário: